Chrono Trigger
ChronoTriggerLogo
Desenvolvedor(es) Square Co.
TOSE (PS and DS)
Editora(s) Square
Square Enix
Plataforma(s) SNES, PlayStation, Nintendo DS, Virtual Console, Android, iOS, Microsoft Windows
Data(s) de Lançamento Super Nintendo Entertainment System
JP 11 de Março de 1995
EUA 22 de Agosto de 1995
PlayStation
JP 2 de Novembro de 1999
Nintendo DS
JP 10 de Novembro de 2008
PAL 6 de Fevereiro de 2009
Dispositivos móveis
JP 25 de Abril de 2011
(i-mode)
JP 29 de Outubro 2012
(EZWeb)
Virtual Console
JP 26 de Abril de 2011
PAL 20 de Maio de 2011
iOS
INT 8 de Dezembro de 2011
Android
JP 22 de Dezembro de 2011
INT 29 de Outubro de 2012
Windows
INT 27 de Fevereiro de 2018
Gênero RPG
'Chrono Trigger' (クロノ・トリガー Kurono Torigā) é um jogo de RPG desenvolvido e publicado pela Square para o Super Nintendo Entertainment System (SNES) em 1995. É o primeiro jogo da série Chrono. A história do jogo segue um grupo de aventureiros que viajam no tempo para evitar uma catástrofe global.

A Square relançou uma versão portada pela TOSE no Japão para o PlayStation da Sony em 1999, mais tarde reempacotada com uma port Final Fantasy IV como parte do Final Fantasy Chronicles em 2001. Uma versão aprimorada foi lançada para o Nintendo DS em 2008. A versão SNES foi lançada rapidamente nos territórios PAL no segundo trimestre do ano de 2011 através do serviço Wii Virtual Console. A versão para iOS foi lançada em 2011, na App Store.

A equipe de desenvolvimento de Chrono Trigger foi dirigida por três grande designers que formavam o que a Square veio a apelidar de "Time dos Sonhos", composto por Hironobu Sakaguchi, o criador da série Final Fantasy; Yuji Horii, o criador da série Dragon Quest ; e Akira Toriyama, um artista freelancer conhecido por seu trabalho na série de Yuji Horii e também seu mangá de sucesso Dragon Ball . Kazuhiko Aoki produziu o jogo, Masato Kato escreveu a maior parte do enredo e Yasunori Mitsuda gravou a maior parte da trilha sonora antes de adoecer e deixar as trilhas restantes para o compositor da série Final Fantasy, Nobuo Uematsu.

Chrono Trigger foi um incrível sucesso, tanto nas vendas quanto nas críticas, e hoje é frequentemente citado como um dos melhores jogos já feitos. A revista americana Nitendo Power descreveu alguns de seus aspectos característicos como "revolucionários", incluindo seus diferentes finais, missões secundárias ligadas ao enredo e focadas no desenvolvimento dos personagens, sistema de batalha único e gráficos detalhados.

JogabilidadeEditar

Embora Chrono Trigger possua a jogabilidade padrão de um RPG comum, o jogo apresenta várias inovações. O jogador controla o protagonista e seus companheiros no mundo fictício em 2D do jogo, que consiste em várias florestas, cidades e cavernas. A navegação ocorre em um mapa exterior, que retrata a paisagem subdimensionada sob uma visão aérea. Áreas internas como florestas, cidades e lugares semelhantes são retratados como mapas mais realistas, onde os jogadores podem conversar com os habitantes para adquirir itens e serviços, resolver quebra-cabeças e desafios, ou encontrar inimigos. A jogabilidade de Chrono Trigger se distancia daquela encontrada em RPGs tradicionais pelo fato de, ao invés de aparecerem como encontros aleatórios, a maioria dos inimigos se encontram ou abertamente visíveis no mapa ou à espreita do grupo para atacar de surpresa. O contato com esses inimigos inicia a luta, que acontece diretamente no mesmo mapa, não em uma tela de batalha separada.

Jogadores e inimigos podem optar por usar ou ataques físicos ou ataques mágicos para ferir seus alvos durante a batalha, enquanto apenas os jogadores podem usar itens para ou se curarem ou se protegerem. Cada personagem e cada inimigo possuem um determinado número de HP que é reduzido ao receber um ataque bem sucedido, podendo ser restaurado usando poções e encantos. Quando esse valor é reduzido a zero, o personagem é nocauteado e, caso todos os personagens ativos sejam nocauteados em uma batalha, o jogo termina e deve ser restaurado usando um capítulo salvo anteriormente. A exceção para esse caso são batalhas específicas que fazem parte do enredo e permitem ou forçam o jogador a perder. Entre batalhas, o jogador pode equipar seus personagens usando armas, armaduras, capacetes, e acessórios, que podem oferecer efeitos especiais além de melhorias de atributos. Além disso, vários itens consumíveis podem ser utilizados tanto em batalhas quanto fora delas. Equipamento e Itens podem ser comprados em lojas ou encontrados no mapa, na maioria das vezes em baús de tesouro. O jogador avança através da história de Chrono Trigger ao explorar novas áreas e ao lutar novos inimigos.

Chrono Trigger utiliza-se de um sistema de batalha chamado "Active Time Battle 2.0" (Batalha em Tempo Ativo 2.0), onde cada personagem pode executar sua ação assim que um temporizador individual que depende de sua estatística de velocidade chega a zero. Entre estas ações, se encontram: atacar, utilizar uma técnica, utilizar um item e fugir. Magias e técnicas físicas especiais consomem pontos chamados de MP para serem usadas, e, na maioria das vezes, possuem uma determinada área de efeito; alguns encantos podem atingir grupos de inimigos amontoados sobre determinada área, enquanto outros podem atingir inimigos espalhados em uma linha, por exemplo. Inimigos frequentemente mudam suas posições ao longo da batalha, criando oportunidades para aplicações estratégicas de magias e técnicas. Uma característica única do sistema de técnicas de Chrono Trigger é a existência das técnicas cooperativas. Cada personagem recebe oito técnicas individuais que podem ser combinadas com técnicas de outros personagens para criar Técnicas Duplas ou Triplas de maior efeito. Supondo que esse tipo de ténica já tenha sido aprendido pelos personagens participantes, assim que os personagens com as técnicas compatíveis possuirem disponível o MP suficiente para realizá-las, o jogo automaticamente listará a combinação como uma opção de ataque.