Wikia Chronopedia
Advertisement
Wikia Chronopedia

A Granleon ou Grand-Leon ou Masamune (na versão em inglês) é uma arma fictícia que aparece nos RPGs de vídeogame e computador Chrono Trigger e Chrono Cross lançados pela Square (atualmente Square Enix).

Etimologia[]

Junção de Grand e Leon, irmãos gêmeos do clã dos Demônios (Mazoku). Os Mazoku na mitologia japonesa não corresponde à visão cristã ocidental de demônios, mas sim como seres mágicos, que não são bons tampouco maus necessariamente. Corresponde, de forma bem precária, aos Dáimons gregos e Jinn árabes,

Visão Geral[]

No jogo Chrono Trigger, a Granleon desperta é tratada como um "objeto-chave", item fundamental que tem uma influência significativa no desenvolvimento da estória.

É uma das armas mais poderosas nos cenários e no desempenho efetivo do jogo. Apesar desse papel importante, a espada é manuseada por uma "personagem secundário" e não pelo "protagonista da estória". Em comparação com outras estórias criativas, há poucos exemplos deste tipo de direção e de cenário nos jogos de vídeo (especialmente nos RPG eletrônico).

Tratamento na estória[]

Aparece no jogo como "a espada lendária que só pode ser empunhada pelo heróis que possam derrotar o Maou (Rei Demónio)". É manejada por um cavaleiro medieval chamado "Sapo", uma das personagens de Chrono Trigger.

Equipar o Granleon e o "Emblema da Bravura" ao mesmo tempo aumenta a taxa de crítico para 50%. Os pormenores desse emblema de herói, que é usado como parte do conjunto, são desconhecidos no jogo ou nos livros relacionados, mas diz-se que melhora o estado mental do utilizador com um efeito placebo, uma vez que é uma posse de um utilizador passado. Na versão para a Nintendo DS, existe um "emblema de herói" que indica um poder ainda mais forte. O efeito é um aumento de 50% na taxa de críticos, mais 1/2 consumo de MP.

As outras personagens podem assumir o controle da sua arma mais forte em "Tsuyoku de New Game", mas a arma mais forte do Sapo, a Granleon (kanji: Renascimento), não pode ser assumida porque é também um item chave. O emblema de herói também não pode ser transferido e tem de ser obtido novamente no local para ser utilizado (o "Hero Badge" (Distintivo do Herói) da versão DS é um item normal e pode ser transferido).

Em Chrono Cross, o emblema de herói também aparece, mas é quase exclusivamente o equipamento de uma personagem chamada Pierre, e não tem qualquer relação particular com a Granleon.

Na versão inglesa, o emblema chama-se Masamune, que é o mesmo nome da espada "Masamune" feita por um famoso espadachim japonês, cujo nome compartilha com a espada.

Curiosidades[]

O Nome pode, alternativamente, ser uma referência à Grande Lyon (região metropolitana na França), cujo nome em katakana é o mesmo de Grand e Leon, palavras em inglês

Advertisement