Wikia Chronopedia
Advertisement
Wikia Chronopedia

Mosti, Môsti ou Mosty (também conhecido como Hetake na versão SNES/PS e Amanita, na DS) é um inimigo que aparece em Chrono Trigger, encontrado na Floresta Guardia durante o Presente. Apresentam-se como cogumelos quadrúpedes com corpos atarracados, trufas vermelhas e manchas brancas. Os Mosti partilham cores de paleta semelhantes com Ivan e Genbu, embora estes inimigos sejam rochas e não cogumelos.

Batalha e estratégia[]

Sendo um inimigo muito inicial, é incapaz de causar grandes quantidades de dano e é facilmente morto. Os Mostis são fáceis de derrotar mesmo no nível 1. Portanto, ataques normais funcionam muito bem. Encontrados predominantemente na Floresta Guardia, estes cogumelos podem ser encontrados várias vezes, em lotes de três, para aumentar os Tech Points que Crono e Marle têm no início do jogo. Isso permite ao jogador desbloquear técnicas valiosas como Aura Rotativa e Corte muito antes de serem adquiridas naturalmente, diminuindo a dificuldade de muitas batalhas contra chefes mais tarde no jogo.

Etimologia[]

  1. Amanita é um género que contém 600 espécies diferentes de cogumelos, incluindo algumas espécies extremamente tóxicas que podem causar insuficiência hepática e/ou morte, na vida real. É apropriado, visto que o monstro Amanita assemelha-se a um cogumelo.[1]
  2. Hetake parece ser um trocadilho com shiitake (椎茸), cogumelo apreciado no país nipônico.
  3. Mosti aparentemente tem significado algum, porém infere-se que "Mos" seja relacionado a Moss, musgo em inglês; o sufixo -ti e -i são recorrentes na criação de vários nomes de inimigos no jogo.[2]

Sugestões de tradução[]

I - se a intenção era escrever "Mosty", pode ser um trocadilho com "Moss" e Moisty", que significa, respectivamente, Musgo e Úmido. Recomenda-se a criatividade de combinar as palavras se possível, como:

  1. Úmusgo / Umusgo
  2. Úmisgo

2 - se a brincadeira for com a palavra "mossy" (musgoso) ou a palavra for por conhecimento precário em inglês, pensando que musgoso seria formado com o prefixo -ty, presente em muitos substantivos em inglês, poderia ser:

  1. Musguento (existe, mas é
  2. Musgado
  3. Musgade
Advertisement