Wikia Chronopedia
Advertisement
Wikia Chronopedia

Para a área geográfica, ver Continente Oeste

Reino de Gardia (ガルディア王国 "Garudia-ōkoku"?) é o principal reino humano no mundo de Chrono Trigger. Foi fundado no primeiro ano do novo calendário, representado pelo acrônimo AD. A ascendência de Gardia provavelmente tem origem no Reino de Zelo da era da Antiguidade.

Datas importantes[]

Em 1 d.C., primeiro ano do novo calendário, Gardia foi fundada por Cedric Gardia, fato comprovado pela realização da Feira do Milênio, que celebra o 1000º aniversário da fundação da nação.

Entre os anos 580 e 600 d.C., o Reino esteve envolvido numa batalha contra a raça conhecida como Demônios e o seu mestre, Maou (trad: Rei Demônio, que procurava o extermínio da humanidade. No ano 600 d.C., a rainha Line foi raptada por agentes secretos da raça dos Demônios, liderados pela besta Yakra, que operavam a partir da terra de Gardia. Mais tarde nesse ano, um grupo atacou o Castelo do Rei-Demônio e destruiu-a, pondo fim à guerra.

No ano 984, nasceu a Princesa Marldia, filha do Rei Gardia XXXIII.

No ano 1000 d.C., o Reino de Gardia comemorou os seus primeiros 1000 anos com a realização de uma Feira Milenar na Praça de Line. O Rei Gardia XXXIII foi julgado por um descendente de Yakra, Yakra XIII, que se fazia passar pelo chanceler, e quase foi executado.

No ano 1005 d.C., nos eventos de Chrono Cross, Gardia é invadida pelos exércitos de Palepoli e é destruída (provavelmente por causa de Dalton). Não se sabe se a nação ainda era governada pelo Rei Gardia XXXIII nesta altura, ou se já tinha sido sucedido por Crono, que casou com a Princesa Marldia.

Capital, Cidades e Geografia[]

Truth é a capital de Gardia devido à sua proximidade com o Castelo de Gardia e à sua grande população. Entre os anos 600 d.C. e 1999 d.C., continua a ser a maior cidade de Gardia, mas devido à sua proeminência na Idade Média, é provável que o seu lugar como capital tenha uma origem muito mais antiga. Truth está localizada no Continente Ocidental. Palepoli, outra grande cidade, fica na ponta mais a sul do Continente Meridional, ligada ao Oeste pela Ponte Zenão. A Este, e separadas por quilômetros de mar, encontram-se Choras e Medina. Ambas são relativamente insignificantes, embora, curiosamente, Medina seja a única cidade totalmente ocupada por não-humanos.

Essas cidades desmantelaram-se ou foram destruídas durante o Apocalipse (lit. Colapso do Mundo), mas as suas localizações continentais, embora deslocadas pela atividade geotérmica ou tectônica, permanecem relativamente semelhantes às de eras anteriores. Muitos edifícios e ruínas mais recentes existem em locais onde estas cidades poderiam ter estado.

Gardia- 65,000,000 BC.

Há milhões de anos, o continente era Pangeia e separou-se em algum momento entre a Pré-História e a Antiguidade para formar os continentes. A erupção vulcânica maciço e as geleiras da Era do Gelo, que se aproximava, provavelmente esculpiram as muitas montanhas e cavernas presentes na Gardia moderna. Locais outrora perdidos ressurgiram no Futuro, solidificando esta teoria. O Templo do Sol é um bom exemplo disso.

A vegetação também voltou a florestar os continentes, até ser destruída por Lavos. Mais tarde, foi recorrigida pelos viajantes do tempo.

Moeda[]

Na maioria das eras, a unidade monetária padrão em Gardia é o Gold (pt: Ouro), representado pela letra G (geralmente maiúscula). Na Pré-História, o ouro é aceite por comerciantes menores, mas o comerciante da Cabana da Vila de Ioka aceita Pétalas, Presas, Chifres e Penas como moeda. No Futuro, a autenticidade e o valor das moedas de ouro são questionados pelos comerciantes, mas nunca são recusados. Os Pontos de Prata, uma marca especial de moeda, só podem ser obtidos e gastos na Praça Line.

Religião[]

Embora exista uma abadia na Idade Média, não há qualquer prova ou referência a deus(es) no seu interior. Não há pinturas, esculturas ou edifícios que louvem qualquer ser celestial em qualquer parte do tempo. A única menção a uma divindade vem de Robô, uma máquina senciente, que reflete sobre o significado da vida e sobre o fluxo aparentemente intencional de eventos entrelaçados nas vidas dos habitantes de Gardia enquanto reflorestam o Continente do Sul durante quatrocentos anos. Por mais sofisticada que essa ideia pareça, o ser é chamado apenas de "Entidade". Pouco mais se sabe sobre ele e poucas provas são dadas de sua existência e de seu papel na vida dos Gárdios.

Governo[]

O julgamento de Crono no Castelo de Gardia

Gardia é governada por monarcas e seus sucessores; o Castelo de Gardia é a sua sede. As cidades vizinhas são governadas por prefeitos (também chamados de anciãos) que mantêm feudos para a coroa.

O sistema judicial foi introduzido entre [600 e 1000 d.C.] por sugestão do Chanceler; a Rainha Line foi raptada por Yakra, que se fez passar por um funcionário real, e era necessário um governo mais rigoroso. Depois de salvar Line e Marle, Crono é levado a julgamento no Presente, representado pelo advogado Piero (eua/can:Pierre) , no mesmo sistema que as suas ações inspiraram. Ironicamente, quer o tribunal o considere culpado ou inocente do rapto de Marle, é atirado para a prisão, aguardando a execução. Isso sugere que, embora a democracia floresça em Gardia, ainda existem falhas, uma vez que os nobres se recusam a abdicar do seu poder.

Etimologia[]

Como Gardia[]

  • Devido a pobreza de sons no Japonês, as palavras no alfabeto para termos estrangeiros e inventados (katakana) são de múltiplas interpretações
  • Gardia é similar ao katakana de Caldeia, uma antiga região e nação na Mesopotâmia (Oriente Médio), e ao de Cardia (tônica em "dia"), uma cidade na Trácia Grega
  • Também pode ser escrito como Galdia.
  • A inspiração pode vir de Lombardia, um reino que se formou na Idade Média e existe até hoje na Itália.
  • Cardia é uma série de câmeras fotográficas da empresa japonesa Fujifilm

Versão norte-americana[]

Guardia é o termo na versão norte-americana. Guardia, similar ao Português, é um substantivo espanhol que significa guarda, defesa, vigia.

Lista de Inimigos[]

Inimigos Comuns[]

Versão Nintendo DS

  • Blue Imp
  • Green Imp
  • Roundillo
  • Fiendillo
  • Imp Hawk
  • Roundillo Rider
  • Blue Eaglet
  • Naga
  • Viper
  • Diablos
  • Underling (Blue)
  • Mad Bat
  • Skeleton
  • Ogan
  • Ogan (Hammer)
  • SinoBellbird]]
  • Freelancer
  • Edible Frog
  • Fangtooth
  • Grimling
  • Vampire Bat
  • Underling (Purple)
  • Servant (Sword)
  • Servant (Crossbow)
  • Blue Gargoyle
  • Save Point
  • Sorcerer
  • Outlaw
  • Roundillo Bomber
  • Juggler
  • Ghost Knight
  • Flesh Reaper
  • Fallen
  • Soul
  • Fallen + Soul
  • Sandrago
  • Vilepillar
  • Aecytosaur
  • Aecytonyx
  • Lizardactyl
  • Fossil Ape

Chefes[]

  • Yakra
  • Vinagreiro (Ozzie)
  • Morta-treco (Zombor)
  • Gran (Masa)
  • Leon (Mune)
  • Gran + Leon (Masa + Mune)
  • Maionê?
  • Maionê (Flea)
  • Xoio (Slash)
  • Rei-Demônio (Magus)
  • Melphyx
  • Super Maionê
  • Super Xoio
  • Lord Vinagreiro
  • Tiranno Ferrugem
Advertisement